top of page

Quem pode participar?

Os estudantes, estagiários, aprendizes, alunos, formandos adultos, jovens, voluntários, professores, docentes, formadores, animadores de juventude e profissionais de organizações ativas nos domínios da educação, formação e juventude são os principais participantes do Programa. O Programa chega a estas pessoas através de organizações, instituições, organismos ou grupos que organizam atividades deste tipo.

O PROGRAMA CHEGA AOS PARTICIPANTES ATRAVÉS DE ORGANIZAÇÕES, INSTITUIÇÕES, ORGANISMOS OU GRUPOS.

como-funciona.jpg

Como funciona?

As condições de acesso ao Programa passam por dois tipos de intervenientes: os participantes (pessoas que participam no Programa) e as organizações beneficiárias (incluindo grupos de jovens ativos na animação de juventude que não estejam inseridos em organizações de jovens ou grupos informais de jovens). Tanto para os participantes como para as organizações beneficiárias, as condições de participação dependem do país onde se encontram.

Organizações Participantes

QUE ORGANIZAÇÕES SÃO ELEGÍVEIS?

organizacoes-participantes.jpg

Organizações 

Beneficiárias

EM TERMOS GERAIS, O PROGRAMA ESTÁ ABERTO A QUALQUER ORGANIZAÇÃO ATIVA.

Os projetos Erasmus+ são apresentados e geridos pelas organizações que representam os participantes. Se um projeto for selecionado, a organização candidata torna-se beneficiária de uma subvenção Erasmus+. Os beneficiários assinam uma convenção de subvenção ou recebem uma decisão de subvenção que os habilita a receber apoio financeiro para a realização do respetivo projeto (aos participantes a título individual não são propostas convenções de subvenção). 

Algumas Ações do Programa estão também abertas a grupos informais de jovens. Regra geral, as organizações participantes dos projetos Erasmus+ devem estar estabelecidas num país do Programa. Algumas Ações estão também abertas a organizações de países parceiros, designadamente no domínio do ensino superior e da juventude. As condições específicas para participar num projeto Erasmus+ dependem do tipo de Ação suportada pelo Programa. 

O Programa está aberto a qualquer organização ativa nos domínios da educação, formação, juventude e desporto. Várias Ações estão também abertas à participação de outros intervenientes nos mercados de trabalho.

Beneficiários

QUE TIPO DE SUBVENÇÕES EXISTEM?

beneficiarios.jpg

Participantes

Educação Escolar

Alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário, dirigentes escolares, professores e pessoal de escolas.

Ensino e Formação Profissionais

Aprendizes e formando do ensino profissional, profissionais e formandos da formação profissional, pessoal de organizações de ensino profissional inicial, formadores e profissionais de empresas.

Ensino Superior

Estudantes do ensino superior (ciclo curto, primeiro, segundo ou terceiro ciclo), docentes e professores do ensino superior, pessoal de instituições de ensino superior, formadores e profissionais de empresas.

Educação de Adultos

Aprendentes da educação de adultos, membros de organizações de educação de adultos, formadores e pessoal ligado à educação de adultos.

Juventude

Jovens entre os 13 e os 30 anos de idade, animadores de juventude, pessoal e membros de organizações ativas no sector da juventude. São aplicáveis limites de idade distintos consoante os diferentes tipos de atividades. Os participantes devem ter atingido a idade mínima à data do início da atividade; e não ter ultrapassado a idade máxima indicada no termo do prazo de apresentação da candidatura.

bottom of page