top of page

Ações Centralizadas

Atualizado: 2 de ago. de 2019



Em 2019, nos Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus - Erasmus Mundus Joint Master Degrees (EMJMD), com um orçamento de mais de 166 milhões de euros, foram aprovadas 44 de 97 candidaturas. Foram aprovadas 9 candidaturas portuguesas, 1 com coordenação nacional e 8 com parceiros nacionais. As instituições portuguesas tinham apresentado 29 candidaturas, 6 como coordenadoras e 23 como parceiras. Portugal participa atualmente em 32 projetos, sendo coordenador de 7 e parceiro nos outros mestrados. É o 5º país em número de candidaturas e participação em Mestrados conjuntos e o 6º país como coordenador. No EMJMD Japão, com um orçamento de quase 5 milhões de euros, foram aprovadas 8 de 10 candidaturas, uma das quais de coordenação portuguesa.

No Reforço de Capacidades no Ensino Superior - Capacity Building in the field of Higher Education, com um orçamento de quase 149 milhões de euros, foram aprovados 163 projetos em 2019.

Foram aprovados 3 projetos com coordenação portuguesa e 38 com parceiros nacionais. Portugal já teve 34 projetos aprovados nesta ação, sendo o 4º país quer no que respeita ao número de projetos coordenados por instituições portuguesas, quer no que respeita à participação em parcerias (164).

Nesta ação, foram também aprovados este ano 42 projetos envolvendo países parceiros de língua oficial Portuguesa: 33 envolvem o Brasil, que coordena dois projetos, 4 Moçambique, 3 Cabo Verde, 1 Angola e 1 São Tomé e Príncipe.


No âmbito das Atividades Jean Monet, que este ano celebram 30 anos, com um orçamento de 18,3 milhões de euros, foram aprovados 285 projetos de 1333 candidaturas: 10 de Apoio a Associações, 79 de Redes e Projetos e 196 Módulos, Cátedras e Centros de Excelência.

Foram aprovados 2 projetos de coordenação portuguesa e 3 com parceiros nacionais.


Nas Alianças do Conhecimento com um orçamento de 28 milhões de euros, foram aprovados 33 projetos, um com coordenação portuguesa e 11 em que participam 17 instituições nacionais.

Nas Universidades Europeias, das 54 candidaturas recebidas pela primeira vez este ano, foram selecionadas 17 de 114 IES de 24 Estados-Membros. Portugal participa no desenvolvimento de três Universidades Europeias, através das Universidades de Aveiro, Lisboa e Porto.

Nas Alianças de Competências Sectoriais, com um orçamento de 24 milhões de euros, foram aprovados 5 projetos no âmbito das Alianças para o desenvolvimento de abordagens sectoriais através de plataformas transnacionais de excelência vocacional , um dos quais com participação portuguesa.

Nas Alianças para projeto e entrega de Ensino e Formação Profissional, foram aprovados 7 projetos, um com coordenação portuguesa e 2 no qual participam oito instituições nacionais.

Nas Alianças para a implementação de novas abordagens estratégicas para a cooperação sectorial, foram aprovados 6 projetos, 3 dos quais com participação de 6 instituições nacionais.


No Apoio à reforma das políticas - Projetos de cooperação orientados para o futuro, foram aprovados 27 projetos, 11 dos quais com participação nacional.

Na Inclusão Social e valores comuns : a Contribuição no Domínio da Educação, Formação e Juventude, uma das 26 candidaturas aprovadas na área da edução e da formação é de uma instituição portuguesa.

bottom of page