top of page

Parcerias para a Educação Digital



No seguimento dos novos Convites à Apresentação de Candidaturas ERASMUS+ para a educação digital e competências criativas, no âmbito da Ação-Chave 2 | Parcerias Estratégicas, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação irá, à semelhança do que foi realizado para a divulgação das Parcerias para a criatividade (KA227), promover uma sessão sobre as Parcerias Estratégicas para a Educação Digital (KA226). Esta sessão decorrerá no próximo dia 12 de outubro, entre as 10:00 e as 11:30, na plataforma teams.

O convite extraordinário dirigido às Parcerias Estratégicas para a Educação Digital, visa promover projetos de educação cujo objetivo seja equipar os sistemas de educação e formação para enfrentar os desafios apresentados pela recente mudança repentina para o ensino online e à distância, incluindo o apoio aos professores para desenvolver competências digitais e salvaguardar a natureza inclusiva das oportunidades de aprendizagem.

A atual crise do COVID-19 acelerou consideravelmente a necessidade de modernização e transformação digital dos sistemas de educação e formação em toda a Europa, e com esta necessidade nasce o compromisso europeu de apoiar o reforço da capacidade das instituições de ensino e formação para oferecer educação digital inclusiva e de alta qualidade. Tornando-se imperioso que as instituições de ensino estejam capacitadas para implementar ensino e aprendizagem online, semipresencial e à distância, para desenvolver as competências pedagógicas digitais de professores, educadores e formadores permitindo-lhes oferecer educação digital inclusiva de alta qualidade, assim como desenvolver e / ou usar conteúdo digital de alta qualidade, como recursos e ferramentas online inovadores.

Para serem objeto de financiamento, no âmbito das parcerias estratégicas para a Educação Digital, os projetos a apresentar devem obedecer a esta prioridade: Práticas inovadoras na Era Digital. Assim o Programa Erasmus +, dando especial atenção aos projetos que promovam a igualdade de gênero e a inclusão de grupos sub-representados, apoiará:

  • a adoção de tecnologias digitais e de pedagogias inovadoras e abertas na educação, formação, juventude e desporto;

  • a utilização dos quadros europeus de competências digitais de educadores, cidadãos e organizações, incluindo o desenvolvimento e uso de recursos educacionais abertos, livros didáticos e software educacional gratuito e de código aberto;

Nestes projetos o Programa Erasmus+ dará prioridade:

  • a ações que promovam métodos e ferramentas inovadores para ensino, formação, aprendizagem e avaliação como impulsionadores de melhorias em formação contínua;

  • às ações que contribuem para construir a prontidão para a educação digital e para mitigar o impacto da crise em alguns dos setores mais atingidos pela crise pandémica e que estejam mobilizado para apoiar o processo de recuperação do COVID-19.

Sendo uma oportunidade impar para as instituições nacionais, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação irá organizar este evento de apoio e informação, dirigido aos potenciais candidatos (instituições ligadas aos domínios da educação escolar, ensino e formação profissional e ensino superior), sobre as especificidades da convocatória nomeadamente: critérios de elegibilidade, tipos de atividades específicas deste convite, bem como esclarecer eventuais dúvidas sobre os formulários de candidatura.

A Participação neste evento é gratuita, para assistir basta proceder ao registo de intenção de participação neste formulário, até dia 11 de outubro às 12 horas.

E não se esqueça a data limite para a entrega de candidaturas é a 29 de outubro às 12 horas de Bruxelas (11 horas Continente /RAM / 10 horas – RAAçores).

Para mais informação sobre esta convocatória extraordinária, consulte o regulamento oficial disponível aqui

bottom of page